CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

I ENCONTRO DE TOCADORES DE VIOLA CAMPANIÇA 2009

Recordamos aqui o I Encontro de Tocadores de Viola Campaniça – Conversas, Oficinas, Espetáculo que decorreu em Castro Verde no dia 28 de Março de 2009.


Com o objetivo de valorizar e preservar a Viola Campaniça, a Associação de Cante Alentejano – Os Cardadores, promoveu o “I Encontro de Tocadores de Viola Campaniça – Conversas, Oficinas, Espetáculo”.
Uma parceria daViola Campaniça Produções Culturais e da Câmara Municipal de Castro Verde, que contou com cerca de 80 participantes, entre os quais 30 tocadores de viola campaniça.
O programa integrou o Seminário “Conversas sobre Viola Campaniça” no qual participaram: Pedro Mestre (Presidente da ACA – Os Cardadores), Dr. Paulo Nascimento (Vereador da Cultura do Município de Castro Verde), Dr. Miguel Rego (Técnico Superior do Município de Castro Verde), Dr. José Alberto Sardinha (etnomusicólogo) e Dr. José Francisco Colaço (Cortiçol).
Decorreram durante a tarde Oficinas de Toque de Viola Campaniça, onde se ensinaram técnicas de toque e repertório Campaniço que mais tarde foi executado no espetáculo final. Este contou com a participação dos grupos: “ Grupo Viola Campaniça”, “Sons do Vagar”, “Moderniça”, “Grupo de Cante Juvenil de Almodôvar”, “Modas á Campaniça”, “4quatro ao Sul”, “Cantares da Serra de São Martinho” e "Grupo Viola Campaniça de São Martinho".
A alegria e a boa disposição entre tocadores e público foram notas dominantes neste encontro.