CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CONCERTO 4uatroAoSul NO ENCONTRO TRADIÇÕES QUE VIVEM

Tradições que Vivem é o título do Encontro sobre Património Cultural Imaterial promovido pela Fundação INATEL, que decorrerá entre os dias 13 e 16 de Outubro no INATEL da Foz do Arelho. 
Um Encontro sobre Património Cultural Imaterial onde as associações culturais que desenvolvem trabalho na área do PCI, representando as suas comunidades, e os académicos (antropólogos, etnomusicólogos, etc.) se reúnem num diálogo aberto sobre o Património Cultural Imaterial e sobre a Convenção para a sua salvaguarda.
Complementando este Encontro, foi elaborado um programa de animação cultural com música tradicional, onde se destaca a participação dos 4uatroAoSul num concerto integrado na recepção aos participantes do encontro na noite de 13 de Outubro pelas 21h30.
A mais genuína tradição do Cante a Vozes e a Viola Campaniça sobem ao palco para demonstrar que as tradições campaniças vivem.


4uatroAoSul - MANAZINHA

No passado dia 6 de Abril que foi lançado o primeiro CD dos 4uatroAo Sul, na Casa do Alentejo em Lisboa.
Veja aqui algumas imagens do lançamento de demudado em tudo, ao som do tema Manazinha, que integra este CD.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NEWSLETTER │ FESTIVIDADES DO CICLO DO NATAL

Divulgamos a mais recente Newsletter da Viola Campaniça Produções Culturais , que apresenta propostas de espetáculos de Cante ao Menino, Janeiras e Reis, promovendo desta forma junto aos agentes culturais de todo o país, as mais genuinas tradições Campaniças do ciclo do Natal. 




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AS PAPOILAS DO CORVO NA PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2011

Foi no passado dia 11 de Setembro que o Grupo Coral e Etnográfico As Papoilas do Corvo marcou presença no "Roteiro das Tabernas" de mais uma edição da "Planície Mediterrânica". Acompanhadas pelos tocadores de viola campaniça Pedro Mestre e David Pereira e pelo acordeonista António Caço, as vozes das mulheres de À-de-Corvo encantaram quem as escutou.
Aqui na Taberna do João das Cabeças interpretando a moda, Água sobe, água desce.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

RECOLHAS DE PEDRO MESTRE

A Viola Campaniça Produções Culturais  a par da música, dedica-se á recolha etnográfica, possuindo já um considerável acervo audiovisual, onde as Histórias de Vida ganham destaque.

Neste âmbito, surge a Coleção Recolhas de Pedro Mestre, que através da salvaguarda de memórias orais, visa preservar e divulgar as tradições orais que integram o  nosso Património Imaterial. Tradições que se manifestam em vários contextos sociais e culturais e que marcam a identidade de um povo.
Aqui uma recolha resultado de uma visita às Cantadeiras, Emília Graça, Alice Maria e Maria do Rosário, em Corte Malhão.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PRIMEIRO CD DO GRUPO RASTOLHICE


RASTOLHICE é sinónimo de alegria e boa disposição.
Ai está o novo CD do grupo RASTOLHICE onde  poderá escutar o cancioneiro tradicional Alentejano e participar numa grande festa.


ENCOMENDE JÁ
5€ (MAIS PORTES DE ENVIO)
Solicite-nos o envio do CD atraves do e-mail: violacampanicaproducoes@gmail.com


"DEMUDADO EM TUDO" PRIMEIRO CD DOS 4uatroAoSul


Já ai está o primeiro CD do Grupo 4uatro ao Sul
demudado em tudo
Quatro músicos e cantores com diversas experiências vividas no seio dos instrumentos e cantos tradicionais, juntaram-se num projeto musical em que a austeridade e o rigor são ferramentas fundamentais de trabalho.
ENCOMENDE JÁ
15€ (MAIS PORTES DE ENVIO) 
Solicite-nos o envio do CD atraves do e-mail: violacampanicaproducoes@gmail.com


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROJETO "CANTE NAS ESCOLAS"

O "Cante nas Escolas" arranca mais uma vez neste ano letivo de 2011/12, nas escolas de 1.º ciclo dos concelhos de Almodôvar e de Serpa.
Despertar o gosto pelo Cante, valorizar e divulgar a cultura e as tradições do Alentejo e sobretudo motivar as novas gerações para a preservação da música tradicional são o seu principal objetivo. Pretendem formar-se não só  vozes para o Cante mas também novos públicos para aquele que é o ex-líbris da região.
Este projeto desenvolvido pela, Viola Campaniça Produções Culturais ,  e que teve o seu inicio no Município de Almodôvar no ano letivo de 2006/2007  como projecto piloto recebeu uma  forte aceitação junto à comunidade, o que ditou a sua continuidade no concelho de Almodôvar e o seu alargamento aos concelhos de Serpa e Ourique desde o ano lectivo de 2009/2010.


Espetáculo do Dia da Criança em Serpa - 2011



Cante nas Escolas - Video Promocional do Município de Almódovar - 2009

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2011

Já ai está mais uma edição da Planície Mediterrânica. Este fim de semana em Castro Verde os sons do Alentejo juntam-se a outras sonoridades.
As vozes da tradição e o toque da Campaniça marcam mais uma vez lugar nesta festa de culturas.
No dia 10 de Setembro, o Grupo Coral Os Cardadores da Sete atuam às 18h30 no Jardim do Padrão num espetáculo intitulado "Cantar e Falar ao Sol Posto".
Dia 11, será a vez do Grupo Coral As Papoilas de À-do-Corvo animarem o "Roteiro das Tabernas" a partir das 16h.
Pelas 19h30 poderá assistir ao concerto de encerramento do festival, que contará com o toque da Campaniça pelo Grupo de Violas Campaniças.


Viola Campaniça Produções Culturais  surge no panorama regional procurando dar resposta às crescentes necessidades de recolher, preservar e divulgar todo o património imaterial associado ao Cante Alentejano e à Viola Campaniça, que pela sua fragilidade correm o risco de desaparecerem. Estas manifestações culturais estão tradicionalmente ligadas aos seus intérpretes existindo toda uma barreira que os separa dos trabalhos de recolha e inventário realizados por etnomusicologos. A VCPC  faz coexistir estas duas realidades, impulsionando nos grupos a que está associada, um reportório genuíno que incorpora as recolhas realizadas pela sua equipa. A VCPC  aposta na divulgação nacional e internacional deste género musical desenvolvendo ainda acções conducentes à formação de novos interpretes para o Cante e Viola Campaniça.