CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

AS RECOLHAS DE PEDRO MESTRE │ SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DO ALENTEJO

As tradições transmitem-se à séculos de geração em geração. De pais e avós a filhos e netos, muitos saberes chegaram aos dias de hoje e transformaram-se em heranças culturais a preservar.
A  salvaguarda do património cultural imaterial deverá ser uma missão de todos nós, mas num momento em que as alterações sociais se processam a um ritmo mais rápido e algumas tradições se encontram ameaçadas torna-se mais premente esta salvaguarda.
Pela fragilidade das matérias em causa existe uma maior urgência no seu registo e isso muitas vezes não se compadece com mega-projetos nacionais de recolha.
Localmente deverão de existir projectos que partindo de um conhecimento mais aprofundado das realidades regionais atuem para salvaguardar as tradições orais e artísticas, os saberes e as técnicas tradicionais de cada comunidade.
As Recolhas de Pedro Mestre inscrevem-se nesta vontade de salvaguardar o que é de todos nós.  Um trabalho produzido por quem conhece verdadeiramente as realidades locais, os seus intervenientes e que resulta num excelente registo para legar às gerações vindouras.