CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

sexta-feira, 16 de março de 2012

11.º ANIVERSÁRIO DO GRUPO CORAL E ETNOGRÁFICO │OS CARDADORES

Os Cardadores estão de parabéns, cumprem hoje, dia 16 de Março, 11 anos de uma intensa atividade em prol do Cante Alentejano.




No monte da Sete, de onde são originários, sempre se cantou, o cante está profundamente enraizado na vida de todos os seus habitantes e foi com naturalidade que em 2001, surgiu o seu primeiro grupo coral organizado. Com o objetivo de preservar e divulgar o cante tradicional e dinamizar atividades de caráter cultural na aldeia uniram-se esforços e em 2004 consolidou-se este propósito com a criação da Associação de Cante Alentejano – Os Cardadores.
A designação do grupo, Os Cardadores, homónima da associação, reflete a realidade sócio-económica que a aldeia da Sete, outrora monte da Sete, desempenhou ao longo de gerações. Terra de cardadores onde cerca de 90% da população se dedicava à arte de cardar e tratar a lã que depois era transformada nas tradicionais mantas da região.
Recuperar tradições e recriar vivências do passado estiveram na origem de um trabalho de recolha etno-musical realizado pela associação, sendo o repertório interpretado pelo grupo constituído maioritariamente por modas recolhidas junto às populações da freguesia. Destaque ainda para as suas características etnográficas, pois traja como era costume na região durante o primeiro quartel do séc. XX.
A sua discografia é constituída por dois trabalhos, “Moda dos Cardadores” editado em 2003 e “Margarida” editado em 2006. Dirigido por Pedro Mestre, o grupo é atualmente constituído por 21 elementos, apresentando-se regularmente em vários eventos culturais a nível nacional e internacional.

Parabéns Cardadores!