CANTE A VOZES │ ESPETÁCULOS │ VIOLA CAMPANIÇA │ OFICINAS │ INVESTIGAÇÃO │ ENSINO │ TRADIÇÃO

sexta-feira, 13 de abril de 2012

4UATROAOSUL │ CANTE ALENTEJANO - MATRIZ DE UM POVO │TEATRO GIL VICENTE │CASCAIS

No próximo domingo, dia 15 de abril tem lugar, em Cascais o Concerto Cante Alentejano - Matriz de um Povo, no Teatro Gil Vicente.

Com a participação do grupo 4uatroAoSul e dos corais de Cante Alentejano, Estelas do Guadiana e  Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento.


4uatroAoSul
Recria modas cuja beleza transcende o repertório habitual dos corais alentejanos. Procura músicas de outros povos do Sul da Europa, nomeadamente as de cariz religioso de tempos idos e encontrou raízes comuns nas mais inesperadas paragens. É formado por quatro músicos e cantores com diversas experiências musicais: José Barros (Grupo Navegantes), Rui Vaz, José M.David (Gaiteiros de Lisboa) e Pedro Mestre (tocador de viola campaniça e ensaiador de corais alentejanos).

Grupo Coral Estrelas do Guadiana
Fundado em 1975 por emigrados da margem esquerda do Guadiana, tem dado especial relevo ao caráter genuíno do “cante” como matriz identitária do povo alentejano. Em 2004, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural, pela Câmara Municipal de Cascais. É, atualmente, o único representante do “cante” alentejano, no concelho de Cascais.

Rancho Coral Etnográfico de V.N.de S. Bento
Fundado em 1 de maio de 1929, o seu modo peculiar de cantar é a expressão fiel da alma do povo alentejano de que é oriundo. Está inserido no concelho de Serpa (Baixo Alentejo). Realizou algumas atuações no estrangeiro, sobretudo para comunidades de emigrantes nos Estados Unidos, Canadá, Suíça e Espanha.

Gratuito, limitado à lotação da sala. Bilhetes disponíveis a partir das 16h00. Informações de 2ª a 6ª feira das 10h30 às 13h e das 14h às 17h: 214815330. Mais informações aqui.